16 de março de 2016

"Rota dos Vinte"






  Rota dos Vinte

  No início do ano letivo, a professora dinamizadora do Clube do Ambiente propôs a nossa inscrição no Projeto “Rota Eco-escolas”. Esta iniciativa, coordenada pela Associação Bandeira Azul da Europa| Programa Eco-Escolas, integra- se no tema “Mobilidade sustentável”  e visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva,  através do envolvimento das crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e município.
Como se aproxima a comemoração dos 20 anos das Eco-Escolas em Portugal, a “Rota Eco-Escolas” transformou-se na “Rota dos 20″. Um pergaminho, um livro e uma bandeira percorreram as diferentes escolas inscritas na Rota do distrito de Aveiro.
Na sequência desta inscrição, fizemos diversas pesquisas sobre a “Mobilidade sustentável” que foram coladas num livro e elaborámos uma proposta à Câmara Municipal de Ovar, devidamente registada num pergaminho, que percorreu diversas escolas do distrito de Aveiro.
A proposta que entregámos à Câmara sugere a colocação de um posto de bicicletas partilhadas para melhorar a qualidade do ar na nossa escola. Também elaborámos um panfleto para elucidar as pessoas sobre as vantagens de usar a bicicleta, andar a pé ou partilhar boleias.
 Os nossos colegas do 5º J tiveram a honra de receber um grupo de alunos do Eco Clube da Escola Secundária Júlio Dinis, no dia 14 de março de 2016, na biblioteca da nossa escola. Assim, tiveram a oportunidade de ler as propostas das outras escolas e bem como assinar uma bandeira. 
No dia 16 de março de 2016, deslocamo-nos de autocarro a Santa Maria da Feira, para entregar o pergaminho, o livro e a bandeira da Rota. Fomos recebidos no salão nobre desta Câmara cheio de alunos e professores de escolas desse concelho. Após o discurso de um dos vereadores da Câmara, e entregámos um saco com o pergaminho, o livro e a bandeira da Rota dos Vinte. No final da cerimónia, recebemos presentes da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e uma camisola alusiva à Rota dos Vinte oferecida pela Câmara Municipal de Ovar.
Foi uma tarde agradável e que iremos recordar no futuro.

Os alunos do Clube do Ambiente



A chegada à escola E. B. António Dias Simões


....a caminho do concelho de Santa Maria da Feira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Eco código 21 - 22

  Neste eco-código procurou-se abarcar os temas obrigatórios "Água, Resíduos e Energia” bem como os temas do ano “Biodiversidade: Prese...